Música para Seniores & Iniciados – Maria Julia Muchwitsch

Esta actividade não é aberta ao público, destinando-se apenas às pessoas institucionalizadas nos 3 locais assinalados.

“Escrever o Coração: de médico e louco… – Laboratório de Escrita com Diana V. Almeida

“A paisagem interna alberga múltiplas potencialidades de manifestação, entre a sabedoria e a demência. Uma personalidade (mais ou menos) estável resulta das dinâmicas entre estas polaridades psíquicas.
O exercício da criatividade pode ser uma ponte entre as pulsões obscuras e a consciência, integrando as oscilações internas. Nesta oficina, a escrita vai nascer do corpo, através de técnicas de meditação simples, fáceis de transpor para o quotidiano. O fluxo criativo vai também ser fomentado pelo diálogo entre literatura e outras artes, num jogo prazeroso que nos liberta do medo de errar”.

Diana V. Almeida lecionou no ensino superior entre 1997 e 2020. Publicou poemas, contos e ensaios em revistas e antologias. Em Cosmos e casas (Urutau, 2021) reuniu poemas e fotografia. O Compasso do Amor: Guia para Alinhamento Interno (Edições Mahatma, 2025) propõe reflexões e exercícios para uma vida mais radiosa. Facilita desde 2014 o Escrever o Coração, oficina de escrita e mindfulness. Agora, dedica-se à escrita, à tradução, à fotografia e à magia.

1ª Feira do Livro da Casa de Gigante

A Casa de Gigante organiza a sua primeira feira do livro, convidando as editoras @pierrevonkleist e Douda Correria, além de disponibilizar as suas próprias publicações e as da @taigaeditora – chancela mandriã editorialmente independente. Edições de autor e raridades várias vão poder ser encontradas por cá, tudo a preços nada gigantes. A Casa vai abrindo a porta ao ritmo das suas actividades (sigam a nossa comunidade no whatsapp, clicando na bio, e recebam por ali a nossa divulgação) e ao sabor da disponibilidade dos seus dirigentes e voluntários. A porta abre também a pedido, basta escreverem para o e-mail: gigantedecasa@gmail.com marcando a visita

Conferências Sobre Saúde Mental

A Voz Interior volta a trazer a saúde mental para a programação da Casa de Gigante. A entrada é livre e destina-se a tod_s quant_s se interessem por estas questões. A não perder.

Dia 23
FORMADOR: Tiago Príncipe
RESUMO: Tentar mudar um aspecto da nossa vida, ou tentar evitar um comportamento a que nos habituamos sem sucesso são experiências comuns à maioria das pessoas.
Apesar de todo o conhecimento científico que fomos acumulando acerca das consequências negativas para a saúde de certos comportamentos, e de décadas a tentar promover a mudança comportamental em diversas áreas, os resultados não se têm revelado positivos. Porque falham estas tentativas? O que é necessário para promover a mudança de forma mais eficaz?
Esta sessão é destinada a qualquer pessoa que tenha curiosidade em saber mais sobre a complexidade que define os nossos comportamentos, e quais são as formas vistas como mais eficazes para promover a mudança. Particularmente para quem desempenha um papel pedagógico, de ajuda ou apoio em relação a outras pessoas.

Dia 24
FORMADORAS: Drª Teresa Rebelo Pinto e Prof. Helena Rebelo Pinto
RESUMO: O sono faz parte das nossas vidas e é um dos pilares fundamentais da saúde, mas é muitas vezes negligenciado ou sacrificado no dia-a-dia. Garantir um bom sono é promover a qualidade de vida, a longevidade e a saúde. Por outro lado, os problemas de sono não tratados trazem riscos significativos que não devem ser ignorados e que tendem a agravar-se com o tempo.
Nesta sessão, exploramos o papel do sono e dos sonhos no nosso desenvolvimento e funcionamento diurno, procurando tornar o sono uma prioridade. Serão partilhadas algumas estratégias para que cada um possa compreender melhor e respeitar as suas necessidades de sono.
Proteger o sono é garantir que podemos viver mais e melhor. Esta sessão dirige-se a todas as pessoas com curiosidade acerca do sono e da forma como este afeta a saúde física, mental e relacional.

Ressonância e Movimento: experiência corpo e alma – Parasol & Madalena Sanda

“Ressonância & Movimento: experiência corpo e alma” é uma performance participativa e de entrada livre que decorrerá na Casa de Gigante no dia 18 de Outubro, pelas 16h. A actividade faz parte da residência artística que os artistas angolanos Sanda e Parasol realizarão no Vale do Pereiro entre os dias 17 e 25 do mesmo mês.

Madalena Sanda e Jamil Osmar Ramos (ambos nascidos em 1994, Luanda) são artistas cujas práticas se entrelaçam na investigação do corpo, da memória e da linguagem.

Madalena é bailarina, ensaísta, coreógrafa e professora de ballet infantil, com uma trajetória dedicada à experimentação do corpo como expressão poética. Transita entre o ballet clássico, a dança contemporânea, as expressões afro-diaspóricas e as danças patrimoniais angolanas, movida por uma paixão visceral pelo movimento.

Jamil, conhecido como Parasol, é artista interdisciplinar e curador. Formado em Desenvolvimento de Jogos, sua prática híbrida abrange artes visuais, performance e som, explorando mitologias pessoais e políticas de visibilidade. É fundador do Sol’Art, estúdio coletivo em Luanda voltado para artistas marginalizados e emergentes.

Ambos vivem e trabalham em Luanda, onde seguem expandindo seus universos poéticos e sensoriais.

Mais informações: gigantedecasa@gmail.com

Terror Treme Terra – Práticas de corpo e de som

A Zona Limítrofe – Plataforma Artística e Associação Cultural convida para a participação numa prática de corpo, movimento e som conduzida por Dally e Marcos Aganju nesta sexta-feira dia 19 de Setembro, na Casa de Gigante.

«O trabalho que estão realizando durante esta residência artística, denominado ‘Terrror Treme Terra’ é um projeto artístico que envolve criação de espaços de colaboração entre artistas, diálogos com comunidades locais e criação de performance. Um pesquisa Interessada em ouvir os movimentos graves da terra num mundo que está ruindo e se transformando por dentro. Apesar dos desastres ambientais, das catástrofes tecnológicas e das inúmeras guerras, é imperativo acreditar na vida e sua infinitude, onde a morte é um avesso de uma dança constante, num sem fim de recriações.

A prática acontecerá entre as 9h-13h

Conta com a presença dos performers que estão trabalhando com os artistas neste projeto: Kenya, Luan, Sol e Gonçalo.»

ENTRADA LIVRE

Ensaio aberto: “Karate é mãos vazias”

Breve curso de escutatória na @casadegigante na Sertã e @razoespessoais apresentam ensaio aberto da Residência Artística “Karate é mãos vazias” de Miguel Castro Caldas e Pedro Gil as 21:00 do próximo Sábado dia 13 de Setembro! Casa de Gigante, 490, Vale do Pereiro, Sertã. Entrada Livre.

Nota: esta residência de criação serviu ao espetáculo “Deixar o Karate”, coprodução: São Luíz Teatro Municipal / Razões Pessoais (2026).

Poetas ao Domicílio 2025

3ª edição de POETAS AO DOMICÍLIO, uma co-produção Casa de Gigante e O Poema Ensina A Cair para a Maratona de Leitura da Sertã.

6 poetas lêem e falam da sua obra, por marcação prévia, em casas particulares ou em quartos de hotel no concelho da Sertã, durante os dias do festival.

Sessões de 30 a 45 minutos.

Marcações:

Até ao dia 3 de Julho para o email:
gigantedecasa@gmail.com
Durante os dias 4 e 5 de Julho pelo tlm.
910 770 531 ou 964 682 558

Poetas: Catarina Nunes de Almeida, Nuno Moura, Paola D’Agostino, Nelson Boggio, Catarina Santiago Costa, Daniel Jonas.

Histórias do Coração Verde – Projeção de Filmes

A Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil apresenta os filmes do projeto ‘Histórias do Coração Verde’, desenvolvido desde o verão de 2024 nas localidades de Amioso, Macieira e Sertã. Através de uma abordagem intergeracional, estimulou-se a discussão e a troca de conhecimentos entre os residentes que viveram a experiência dos incêndios.

O projeto contou com o apoio de vários voluntários, jovens entre os 10 e os 23 anos, que construíram os filmes. Durante o verão de 2024, os jovens participaram em workshops de técnicas de criação de vídeo, entrevista e narração de histórias que aplicaram depois no terreno, com a população destas localidades. Os residentes das aldeias estiveram presentes em “círculos de histórias”, onde puderam partilhar as suas experiências durante o incêndio de 2017 e discutir soluções. Na Sertã, a jovem equipa de produção entrevistou pessoas com conhecimento especializado na gestão da floresta e na ação ambiental.

O projeto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, integra a Iniciativa de Participação Climática e foi desenvolvido por Helena Lopes e Patrícia Jenkins com a Associação MultiCulti, e tem como parceiros locais a Câmara Municipal da Sertã, Juntas de Freguesia do Troviscal e Sertã, Asssociações da Macieira e Amioso.

Website do projeto: https://www.historiasdocoracaoverde.org/

A Saúde Mental na Adolescência: desafios, criatividade e mudança, com Maria João Regala – Conferências sobre Saúde Mental

Maria João Regala é psicóloga clínica, psicoterapeuta de orientação psicanalítica e psicodramatista. Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica. Mestre em Aconselhamento Dinâmico. Sócia efetiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Especialidade: Psicologia Clínica e da Saúde; Especialidade avançada: Psicoterapia).
Membro Fundador Associado da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. É psicoterapeuta de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Dirige grupos de psicodrama. Foi supervisora
das equipas de cuidadores de diversos Lares de Infância e Juventude do ISSS. Foi consultora na área do acolhimento residencial de crianças e jovens na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (equipa CARE). Dinamizou grupos vivenciais com equipas de
cuidadores de Lares de acolhimento residencial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde atualmente supervisiona a equipa técnica de apoio aos apartamentos de Autonomia e é facilitadora de dois grupos de estudos avançados para profissionais. Foi consultora de “Todas As Coisas Extraordinárias”, um projeto ponte entre teatro e saúde mental, desenvolvido pela Associação Mente de Cão. É formadora na área da saúde mental infantil e juvenil. Antes de dar início ao seu percurso como psicóloga foi, durante vários anos, facilitadora de prevenção primária na Associação Juvenil Jovem-a-Jovem, em programas de intervenção entre pares.