Esta actividade não é aberta ao público, destinando-se apenas às pessoas institucionalizadas nos 3 locais assinalados.
GIGante – Bruna Lucchesi
Na sua tour europeia de 2025, e depois de actuar em Amsterdão, Berlim, Madrid, Valência, @brunalucchesi_ passará pela aldeia do Vale do Pereiro, entre outras datas em Portugal.
O palco do ‘Lêem Às Quintas’ de 30 de Outubro ser-lhe-á entregue, pelas 21h30. A entrada, como a poesia, é livre.
«Bruna Lucchesi é cantora e compositora curitibana radicada em São Paulo. Conhecida pela expressividade e precisão de seu canto, já encabeçou turnês de diferentes projetos pelo Brasil e alguns países da Europa. Nos Estados Unidos, participou da residência artística OneBeat (2018), durante a qual colaborou com músicos egressos de dezoito países diferentes. A música de Bruna é atravessada por elementos sonoros destes intercâmbios, entrelaçados com a música brasileira e o folk. Seu álbum mais recente, “Quem faz amor faz barulho”, canções de Paulo Leminski, foi eleito pela APCA um dos 50 melhores álbuns lançados em 2023.»
+ info. gigantedecasa@gmail.com
Concerto na Aldeia – Goela Hiante
A Casa de Gigante recebe a GOELA HIANTE para mais um dos seus Concertos Nas Aldeias, desta vez na nossa.
Tod_s ao Vale do Pereiro para o regresso de Marta Abreu à VOZ INTERIOR e para a estreia aqui de Adolfo Luxúria Canibal.
Imperdível e de entrada livre (pela ordem de chegada).
ADOLFO LUXÚRIA CANIBAL + MARTA ABREU (GOELA HIANTE)
«Confinados por força da pandemia de Covid-19 e sem nada para fazer, Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu decidiram divertir-se com os meios que tinham em casa: livros, um i-pad e um velho piano eléctrico. Foi assim que começaram em Março de 2020, filmando com um telemóvel Adolfo a ler poemas e Marta a criar ambientes sonoros. Depois foram convidados para participar em eventos on-line durante esses longos meses de isolamento e, após o confinamento, para apresentações ao vivo, tendo-se estreado em Setembro de 2020 em Aveiro. Aproveitaram para entrar em estúdio e gravar os poemas que já tinham musicado, dando origem a “Goela Hiante”, editado em Dezembro de 2020, um disco de poesia negra e soturna servida por uma música minimal, obsessiva e claustrofóbica primorosamente criada para o efeito. Foi já sob a designação de Goela Hiante que começaram a apresentar ao vivo os poemas desse disco, a que iam juntando novos poetas, novos poemas e novos instrumentos, como sintetizador e computador, transformando o espectáculo daí resultante numa antologia pessoalíssima da poesia portuguesa, e não só, brevemente contextualizada e, sobretudo, vivificada pela interpretação.»
Adolfo Luxúria Canibal – voz.
Marta Abreu – sintetizadores, computador, aplicações i-pad, piano eléctrico
L.O.B.A – Contos e Canções
Desde há uns dias em residência na Casa de Gigante, L.O.B.A. – projecto português sediado em Berlim – oferece-nos um concerto inserido na sua digressão de Verão que já percorreu vários lugares da Europa. Dia 25 de Julho, pelas 21:30, nas escadinhas que levam à capela do Vale do Pereiro, poderemos honrar o seu uivo com a nossa escuta. A entrada é livre.
«L.O.B.A. é contos e canções, é música e poesia, é gesto e palavra. Enraizada nos ritmos e melodias tradicionais portuguesas, mas fluindo com sonoridades contemporâneas. Guiada pela voz de Adri e pela guitarra hipnótica de Luís, cria paisagens sonoras imersivas que transportam o público numa viagem de amor e celebração.»
Filmes Musicados ao Relento
A Casa de Gigante apresenta: dias 21, 22 e 24 de Julho, pelas 22h, atrás da capela do Vale do Pereiro, Sertã, a 3ª edição dos Filmes Musicados Ao Relento, que faz parte do seu ciclo de programação cultural Voz Interior 2025.
3 filmes mudos musicados por 3 músicos da região.
A entrada é livre!
PULSO – nova poemúsica portuguesa – Residência Artística
PULSO, um projecto que entretece a voz de Marta Bernardes e a viola d’arco de José Valente, e que trabalha sobre o tear e a urdidura da Poesia (portuguesa e de tradições outras), está agora na Casa de Gigante para uma residência artística cuja trama se materializará num concerto / recital no dia 14 de Junho, pelas 21H30. ENTRADA LIVRE .
Perdidos na Sombra – (des)Concerto
Isabela Ferro – folhagem
Nuno Moura – amígdalas
Miguel-Manso – betoneira
[Cartaz sobre decolagem de Nuno Moura]
Música pra Seniores & Iniciados – Quarteto Transversal
Actividade exclusiva para os utentes da APPACDM do Pinhal (Sertã) no âmbito de uma residência na CdG, em Junho.
«O Quarteto Transversal nasceu em 2022 com a missão de unir estilos musicais, públicos e lugares através da música. Neste âmbito, apresenta-se em qualquer tipo de eventos ou projetos, promovendo concertos, espaços de partilha e co-criação através da música, e mais. Desde então, tem marcado presença em diversos eventos nacionais e internacionais, destacando-se atuações no Festival Gata Negra (Idanha-a-Nova, 2023), Festival Sons do Rio (Mora, 2023) e Festival Terras de Santiago (Almada, 2024). Entre as suas apresentações institucionais, contam-se a Sessão de Entrega de Prémios do Banco Santander (Lisboa, 2022) e a Sessão Solene de Doutoramento Honoris Causa atribuída a Roberta Metsola, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, 2024). O grupo apresentou-se no Parlamento Europeu de Bruxelas (Bélgica, 2023) e no Parlamento Europeu de Estrasburgo (França, 2023).»
ROGALMA
ROGALMA “Palavras Cantadas”
ao vivo na Casa de Gigante
Dia 20 de Junho, 21h30
Entrada: 3 gigs (livre para sócios)
«ROGALMA é um grupo musical que se formou recentemente na região de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. É composto pelo poeta e músico português Rogério Costa (Corda & Alma), pelo multi-instrumentista e poeta inglês Gary Evans e pela cantora e poeta austríaca Julia Muchwitsch (Maria Joy). O grupo apresenta canções originais escritas individualmente pelos seus membros, em diferentes línguas. A sua música move-se entre poesia e melodia, falando do amor pelos seres humanos, pelas plantas, por Deus e pela Terra, de emoções, situações da vida e contemplações espirituais.»
Grandiosa Festinha 7º aniversário da ACMVF
A 22 de Março faremos 7. Mas será no dia das mentiras que festejamos. Venham, vai ser um sábado cheio 🥳